Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

UNIC- UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Como acadêmica, tenho o dever de trazer a vocês informações sobre a instituição e dizer que faculdade particular não significa ter só melhores preços de mensalidades, FACULDADE PARTICULAR DEVE SER REFERÊNCIA DE QUALIDADE. Isso posso dizer com certeza que a UNIC tem!!! ;]
Formando pessoas, realizando sonhos. A UNIC completa 20 anos com inúmeros motivos para comemorar. Afinal, são 20.596 alunos matriculados, 22.139 alunos formados em graduação, 7.744 em pós-graduação e 63 nos cursos de mestrado, nos 5 campi implantados em todo o Estado, 20 anos de realizações e resultados.
A história da UNIC é constituída de momentos marcantes e ações empreendedoras no Ensino Superior, o que a torna reconhecida, como uma instituição de excelência.
A Universidade de Cuiabá foi fundada no dia 19 de Abril de 1988, sendo, na época, a primeira faculdade de iniciativa privada no Estado de Mato Grosso.
Nesses 22 anos de trabalho, a UNIC vem realizando mudanças e sendo pioneira em muitas iniciativas. Uma delas foi a implantação do curso de Odontologia, pioneiro no Estado, assim como os cursos de Farmácia, Bioquímica, Fisioterapia, Psicologia e mais recentemente Gastronomia, Artes Cênicas, Design de Interiores, Design de Modas e muitos outros.
Todos os anos, milhares de jovens se matriculam na instituição em busca da realização de um sonho: a formação profissional voltada para o mercado de trabalho em nível nacional.
A UNIC também consolidou sua imagem na realização de ações sociais. A sociedade mato-grossense tem sido beneficiada pelos serviços nas clínicas de Fisioterapia, de Psicologia, de Odontologia, nos Laboratórios de Análises Clínicas, no Hospital Geral Universitário, na Creche São Francisco de Assis e no Núcleo de Assistência Jurídica - UNIJURIS.
Estes projetos são desenvolvidos a cada ano com a dedicação de toda a comunidade acadêmica.Devido a iniciativa do professor Altamiro Belo Galindo e da professora Célia Marilena Calvo Galindo, hoje a instituição é uma das principais fontes de ensino para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, formando profissionais competentes e éticos. Com o passar do tempo, a Universidade de Cuiabá encontra ainda mais motivos para realizar sonhos.22 anos trabalhando em prol das ações sociais.
A UNIC está presente na vida das pessoas de forma intensa e constante, através de projetos e ações sociais nas mais diferentes áreas: Direito, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Informática, Farmácia e Bioquímica, entre outras. A UNIC contribui para o bem-estar e qualidade de vida da população de Cuiabá e região. Conheça alguns projetos e ações realizadas pela UNIC:
Programa UNICOMUniversidade e Comunidade - é um trabalho social desenvolvido pelos educadores para a inclusão social e educacional da população carente mato-grossense. O UNICOM atua em conjunto com a Creche São Francisco de Assis, atendendo a 120 crianças de 0 a cinco anos e também desenvolve projetos nos bairros Praeiro, Praeirinho e Belinha.
Clínica de Odontologia - Visando à saúde e prevenção bucal, oferece atendimento odontológico gratuito à comunidade de baixa renda de Cuiabá e região, em projetos como Siminina, Nossa Casa, Família Feliz, DAE, São Vicente e clínica Bebê.
Clínica de Fisioterapia - Realiza atendimento de ortopedia, lesões-traumáticas, fraturas e problemas de coluna, lesões esportivas neurológicas e respiratórias.
Clínica de Psicologia – Oferece atendimento psicológico clínico para a comunidade.
UNIJURIS - Núcleo de Assistência Jurídica – Presta assessoria e assistência jurídica às pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos. Ciências Contábeis e Economia - Há cinco anos, auxilia a população na Declaração do Imposto de Renda.Faculdade de Tecnologia – Fatec- Põe em prática projetos para a comunidade de baixa renda, como o Programa de Inclusão Digital - Informática Básica, para alunos de Escolas de 1° Grau da periferia de Cuiabá.
Farmácia e Bioquímica – Desenvolve campanhas pelo uso racional de medicamentos.Enfermagem - Executa atividades sociais como campanhas de vacinação, palestras, dentre outras.
Nutrição – Oferece palestras mostrando à comunidade como aproveitar melhor os alimentos.
Hospital Geral Universitário – HGU
A assembléia geral que aprovou a parceria UNIC/HGU foi realizada em 19 de janeiro de 2000, quando a UNIC passou a administrar o antigo Hospital Geral com a missão de evitar que se fechassem suas portas. Hoje o HGU – Hospital Geral Universitário - é referência regional na área da saúde. É o maior parceiro do SUS em Mato Grosso e mantém o principal Banco de Leite Materno do Estado. Considerando apenas o ano de 2007, foram realizadas 8.873 internações, 3.911 cirurgias, 140.120 atendimentos laboratoriais, 277.477 análises clínicas, 2.624 partos e cesarianas, 170 internações na UTI Adulto, 426 internações na UTI Neonatal, 14.598 exames radiológicos (Raios-X, tomografia, ECG e mamografia) e 4.768 de ultra-som, 56.731 exercícios em fisioterapia, 20.519 sessões de terapia renal substitutiva, 5.793 sessões de quimioterapia ambulatorial, 18.045 anátomo-patológico. No Programa Fissuras, o HGU possui parceria com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso e com o The Smile, que ajuda no custeio das cirurgias. No Estado, é o único que inicia o tratamento na fase da gestação, oferecendo assistência às futuras mamães de bebês com lábio leporino. Após a concepção, esses bebês são encaminhados para a realização de cirurgias que os integram à sociedade. Recentemente, o HGU foi reconhecido como “Tecnologia Social” pela Fundação Banco do Brasil. As mudanças podem ser vistas no período cronológico:
- 1988 – Implantação da FIC – Faculdades Integradas de Cuiabá, com os cursos de Pedagogia, Ciências Econômicas e Matemática, sendo sua primeira instalação no Departamento de Ação Social Arquidiocesana (Colégio Dasa), da Cúria Metropolitana de Cuiabá.
- 1989 – Construção do primeiro campus da FIC e início dos cursos de História, Geografia, Letras, Educação Artística, Direito, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia e Psicologia.
- 1990 – Criação do curso de Odontologia, pioneiro no Estado de Mato Grosso, e do curso de Ciências Biológicas. - 1993 – Incorporação da FIC e do Centro Tecnológico de Cuiabá.
- 1994 – A FIC foi reconhecida como Universidade. Com a denominação de “União das Escolas Superiores de Cuiabá”, tornou-se mantenedora da UNIC – Universidade de Cuiabá.
- 2000 – Criação dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem e Arquitetura. - A UNIC assumiu a Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá, conhecida como Hospital Geral Universitário – HGU.
- 2003 – A UNIC iniciou o projeto UNICOM – Universidade e Comunidade, atendendo às comunidades dos bairros Praeiro, Praeirinho e Belinha. Além disso, estabeleceu parceria com a Creche São Francisco de Assis.
- 2005 – Criação do campus Pantanal - o primeiro campus universitário dentro de um shopping em Mato Grosso.
- 2007 – A UNIC ofereceu 53 cursos de graduação em Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico, 70 cursos de especialização lato sensu e MBA e cinco cursos de Idiomas.
- 2008 – A UNIC comemorou no dia 19 de abril 20 anos de existência no mercado mato-grossense.
A UNIC e o futuro – IUNI Educacional
A história da Universidade de Cuiabá não pára por aqui. Diferentes propostas surgem e ainda há muito a ser feito. Continuando sua caminhada rumo ao sucesso, a UNIC hoje lidera o IUNI Educacional, o 8° maior grupo no segmento de instituições privadas de Ensino Superior, com atuação nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Novos desafios, novas responsabilidades, mas com a missão: “melhorar a vida das pessoas através da Educação Superior responsável”.
Atualmente o grupo IUNI Educacional pertence ao grupo KROTON, se tornando assim uma das maiores instituições educacionais da ÁMERICA LATINA.
Maiores imformações: www.unic.com
Acadêmica: Karen Quevedo

Um comentário:

  1. Represento uma das marcas de uma empresa de laboratorios ( 4ª maior do mundo ) e estou necessitando de contratar 2 profissionais Bioquimicos para suporte a area comercial/apoio em cuiaba e região.
    Caso tenham interesse ou indicações favor enviar curriculo para marcosbaioneta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...